Porque o instante existe...

Quando vejo postagens no meu Facebook avisando sobre algum sarau poético no Rio, eu me excito silenciosamente e aquela velha vontade de comparecer a algum desses eventos me come por dentro. Tudo porque, embora eu morra de vontade de expor meus poemas em público, sempre me bate aquele medo, aquela dúvida que logo se transforma na seguinte pergunta: "mas você é de fato poeta?". Bem, escrevo meus rabiscos desde que eu era adolescente e embora acorde no meio da madrugada quase todos os dias, apenas para escrever "poemas" doidos que não me deixam dormir, eu penso que posso não ser poeta ainda. Mas e se eu for? Penso se Cecília, Florbela ou Leminski se perguntavam a mesma coisa e eu acho que sim. Além da pergunta, na cabeça deles passou também as seguintes inspirações:

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Cecília Meireles


Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior 
Do que os homens! Morder como quem beija! 
É ser mendigo e dar como quem seja 
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor! 


Florbela Espanca
                                                                                                                                             
inverno
primavera
poeta é 
quem se considera

Paulo Leminski

Então, pode ser que eu seja mesmo poeta e talvez um dia eu compareça a um desses saraus de poesia para finalmente falar do que escrevo.

Ana Paula B. Coelho